Sindicato faz semana de mobilização contra reajuste salarial abaixo do esperado
Proposta do sindicato patronal é de 5% de reajuste. A proposta é considerada abaixo do esperado por conta da conjuntura econômica atual e dos reajustes negociados em anos anteriores.
O Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação dos Estabelecimentos Particulares do Estado de Rondônia (SINTEEP-RO) realizaram nesta segunda-feira (18) uma manifestação de protesto com o objetivo de denunciar à categoria e à comunidade acadêmica a proposta patronal irrisória de 5% de reajuste. A proposta é considerada abaixo do esperado por conta da conjunturaeconômicaatual e dos reajustes negociados em anos anteriores.
No ato, estiveram presentes dirigentes sindicais, professores, acadêmicos e o advogado do SINPRO/SINTEEP, Flávio Orlando.
O presidente das entidades sindicais laboral, Prof. Luizmar Neves, esclareceu que foi iniciada uma semana de mobilização, de caráter informativo e que, posteriormente, será convocada uma assembleia geral da categoria para deliberar sobre a proposta das faculdades e escolas particulares.
"Começamos hoje com essa mobilização e vamos seguir durante a semana com diversas atividades, vamos atingir o maior número de profissionais possível, mostrando o sindicato e debatendo essa proposta", afirmou.
Caso persista o impasse, o SINPRO/SINTEEP irão orientar a rejeição da proposta, aprovação de um indicativo de greve; além de autorização para mediação da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) e instauração de Dissídio Coletivo, de natureza econômica ou de greveno Tribunal Regional do Trabalho (TRT).